realejo

81

Para George Orwell “Quem domina o passado domina o futuro; quem domina o presente domina o passado”, em sentido parecido, essa reflexão ecoa em Ariella Azoulay ao afirmar que, “a fotografia é uma tecnologia de extração” (...) “Explicar a fotografia com base na narrativa de seus promotores é como registrar a violência imperial nos termos daqueles que a exerceram, declarando que eles haviam descoberto um ‘mundo novo'”.

Nesse cenário de tempos relativos e diversos, permeado por questões de representação e representatividade, REALEJO tensiona a reflexão do quanto do antes existe no agora.

Assim, como reflexo das relações humanas, o trabalho acontece a partir da sobreposição de fotografias da vida cotidiana contemporânea em imagens de painéis azulejares coloniais portugueses, estabelecendo um diálogo entre o efêmero e o perene, entre o antigo e o atual.

O ato de escavar, quase como um processo arqueológico, ancorado em vestígios do tempo passado no presente, REALEJO vai além da representação visual, convidando ao mergulho na multiplicidade de camadas, de tempos e de significados.

Assim como o tempo, que se desdobra em uma teia complexa de eventos não lineares, porém interconectados, REALEJO traz consigo múltiplas possibilidades de leitura e compreensão. É um convite para abraçar a diversidade, questionar as narrativas dominantes e reconhecer a complexidade das experiências humanas.

For George Orwell "Who dominates the past dominates the future; who dominates the present dominates the past", in a similar sense, this reflection echoes in Ariella Azoulay when she states that, "photography is a technology of extraction" (...) "Explaining photography based on the narrative of its promoters is like registering imperial violence in the terms of those who exercised it, declaring that they had discovered a 'new world'".

In this scenario of relative and diverse times, permeated by issues of representation and representativeness, REALEJO tenses the reflection of how much of the before exists in the now.

Thus, as a reflection of human relations, the work is based on the superimposition of photographs of contemporary daily life on images of Portuguese colonial tile panels, establishing a dialogue between the ephemeral and the perennial, between the ancient and the present.

The act of excavating, almost like an archeological process, anchored in traces of time past in the present, REALEJO goes beyond visual representation, inviting us to dive into the multiplicity of layers, times and meanings.

Just like time, which unfolds in a complex web of non-linear but interconnected events, REALEJO brings with it multiple possibilities for reading and understanding. It is an invitation to embrace diversity, question dominant narratives, and recognize the complexity of human experiences.

REMO
CABRA-FORTE
BICICLETA
MENINO
RANGO
ENTENDI
CELULAR
PEIXEIRO
OPERARIO
GENTE
CATAVENTO
SERTAO_REALEJO
JANELA
TIA-DO-BECO
81
TENHO-MASCARA
vaqueiro